Mau-humor? Zangada? Mais irritável ou mais sensível? Pode ser uma questão hormonal.
A nossa vida está marcada pelos vaivéns hormonais e isso afeta diretamente as nossas alterações de humor que são difíceis controlar. Porque? As hormonas afetam os nossos neurotransmissores, moléculas que transmitem informação de neurónio a neurónio, e estas incidem, por sua vez, na disposição.
Se se sentir deprimida, é provável que seja porque os níveis de serotonina e dopamina estão abaixo do normal. Se, pelo contrário, acorda feliz e com vontade de conquistar o mundo, pode ser porque estas hormonas dispararam no seu organismo.
No entanto, as nossas emoções são condicionadas por fatores diversos como a intensidade com que sentimos as emoções, stresse, aborrecimento, medo ou prazer, que podem estar, em menor medida, regulados pelo cérebro.
Assim, o estado do bem-estar associa-se a níveis elevados de dopamina.
Mas… as hormonas são o quê?
As hormonas são substâncias químicas que o corpo produz naturalmente devido à ação de glândulas que se encontram em diversas zonas do organismo; são responsáveis por numerosas funções como o crescimento, o metabolismo, a menstruação, o controlo da temperatura, a atividade sexual e reprodutiva, o parto, a amamentação, a reação perante o stresse e até o clima.
Cada uma tem uma função específica e para poder cumpri-la é preciso que viaje pela corrente sanguínea para ser distribuída pelos tecidos onde irá atuar. Por esse motivo cada mudança que se dá em si, tanto no seu interior como no seu exterior, é culpa de alguma delas… Os ovários produzem estrogénios e progesterona que ,devido aos seus efeitos sobre o cérebro, influenciam em boa medida o comportamento da mulher.
Como controlar as mudanças de humor provocadas pelas hormonas?
A principal razão para as alterações de humor que a mulher tem são os diferentes ciclos e etapas em que vive como, o ciclo menstrual, a gravidez, o aborto, o período pós-parto, a pré menopausa e a menopausa. Estes ciclos provocam na mulher uma grande mudança na sua disposição. É normal, todos os inconvenientes ou problemas que possam causar, vão durar pouco tempo. Praticar desporto e ter uma alimentação saudável pode ajudar a relaxar. Assumir que é um processo biológico normal e temporal é uma ajuda para aprender a conviver com ele.