Durante a gravidez, as mulheres passam por múltiplas etapas e podem apresentar sintomas diferentes. Um dos primeiros é a hemorragia de implantação, ainda que só apareça num terço das mulheres gestantes. Se aparece este sintoma da gravidez, os especialistas explicam que não supõe nenhum tipo de risco para o bom desenvolvimento da gestação.
As mulheres que o experimentam têm perdas mais ligeiras e acastanhadas que as de um período nos dias próximos à sua menstruação. Ainda que ambos processos possam chegar a ser confundidos, algumas formas de identificá-la são a ausência de sintomas pré-menstruais e dores próprias da gravidez, ainda que até seja possível não ter sintomatologia associada.
O que é e quando se produz a hemorragia de implantação?
A hemorragia de implantação é uma ligeira perda de sangue que se produz uns dias após a fecundação do óvulo. O óvulo fecundado viaja através da Trompa de Falópio multiplicando as suas células até criar a estrutura do blastocisto, que ao chegar à cavidade uterina dever-se-à implantar no endométrio (a mucosa que reveste as paredes internas do útero) prosseguindo o seu desenvolvimento. Este hemorragia é o resultado da implantação e nidação do embrião no endométrio, uma zona de alta irrigação por vasos sanguíneos que se podem quebrar durante o processo.
Costuma aparecer aproximadamente entre o sexto e o décimo dia após a fecundação, no momento que o embrião já se encontra dentro do útero e implanta-se no endométrio. Esta data normalmente coincide temporalmente com o momento em que a mulher espera a menstruação, mas há uma série de sinais, que veremos nos parágrafos seguintes, que podem ajudar a identificá-lo corretamente.
Quais são os sintomas que identificam a hemorragia?
Os sintomas que identificam a hemorragia de implantação no útero são parecidos aos que se sentem nos dias prévios à menstruação. Alguns até estão relacionados com a gravidez. No entanto, cada mulher experimentará o processo de maneira diferente.
- Esta perda costuma ter uma cor acastanhada e é mais leve em quantidade e densidade que o da menstruação habitual. Além disto, quanto à duração, pode variar de umas horas para um par de dias.
- Dores abdominais. Entre outros sinais também há dores abdominais leves, além da sensação de peso na barriga.
- Sintomas de gravidez. Igualmente, a mulher pode experimentar desconfortos relacionados com a gravidez como náuseas, enjoos, fadiga, vómitos e inchaço das mamas.
Como distinguir entra a hemorragia de implantação e a menstruação?
Há vários indícios que permitem distinguir um hemorragia de implantação da que se dá durante a menstruação. Alguns deles são:
- A cor da perda de sangue da menstruação é mais parecida com vermelho, enquanto que a da hemorragia de implantação é mais acastanhado.
- A quantidade de hemorragia de implantação é menor e também dura menos, entre umas horas e um par de dias, enquanto que o fluxo é maior com a menstruação e costuma prolongar-se entre três e sete dias.
- Além disso, os especialistas assinalam que a hemorragia da menstruação vai aumentando com a passagem das horas, ao contrário da hemorragia relacionado com a implantação, que é uniforme.
- Além disso, quando há hemorragia de implantação, costuma ser acompanhada de cãimbras na parte baixa do abdómen.
- Por último, a hemorragia de implantação não vem precedido dos sintomas pré-menstruais, outro sinal mais que pode ajudar a identifica-la.
Afeta o desenvolvimento da gravidez?
A hemorragia de implantação é um sintoma de gravidez que não experimentam todas as mulheres: apenas uma em cada três. No entanto, os especialistas assinalam que é um evento natural sem nenhum risco para o desenvolvimento da gravidez porque apenas é um sinal do aumento de irrigação na zona onde se implanta o embrião.
Afinal, o embrião precisa de aderir ao endométrio (o tecido que reveste o interior do útero) para alimentar-se e obter o oxigénio necessário para o seu desenvolvimento. É nesta fase quando o embrião nidifica, quando se produz a rutura de alguns capilares sanguíneos e aparece a hemorragia de implantação.
A hemorragia de implantação é uma fase da gravidez derivada do acoplamento do embrião ao endométrio, lugar onde se instala para continuar com o seu desenvolvimento. Embora possa não aparecer em todas as mulheres, considera-se um dos primeiros sintomas de gravidez e carateriza-se por perdas castanhas que podem chegar a ser confundidas com a menstruação porque coincidem praticamente no tempo.
Alguns sinais para identificá-la são as próprias características da hemorragia (mais acastanhada do que vermelha; de textura mais leve; e de duração menor) assim como a aparição de sintomas mais relacionados com a gravidez (náuseas, vómitos, enjoos, etc.) do que com a menstruação.
Caso tenha um teste de gravidez positivo e apresentar uma hemorragia abundante ou dor intensa, aconselhamos a que consulte o seu ginecologista para descartar qualquer outra possível causa.