Para a maioria das mulheres e homens, a hormona beta-hCG é-lhes desconhecida até começarem um tratamento de procriação medicamente assistida.
A análise da hormona beta-hCG determina se há ou não gravidez. Quando o valor inicial é positivo, aguarda-se a evolução até à realização da primeira ecografia.
Porque é tão importante? “A beta é uma hormona produzida pela própria gravidez, e é o primeiro sinal de gravidez que temos”, explica a Dra. Clara Colomé, da Clínica Eugin.
Qual é a diferença entre a análise da betaHcg e ecografia endovaginal?
Quatorze dias após a transferência embrionária ou inseminação intra-uterina, é realizada uma colheita de sangue para determinar os níveis da hormona no sangue. A segregação da betaHcg é o primeiro sinal da implantação.
A determinação da betaHcg é positiva quando o valor é superior a 5 unidades internacionais, embora este valor possa variar em função dos valores de referência de cada laboratório. Nesta fase, ainda não há informação se a gravidez é única ou gemelar.
A evolução é chave
Quando o valor da betaHcg é positivo, deve repetir a análise sanguínea entre 48 a 72horas para verificar a evolução. De acordo com informação da especialista da Eugin, “o normal numa gravidez é que o valor da betaHcg duplique a cada dois dias”.
Caso os valores não dupliquem nesse período, poderão diminuir (o que indica que a gravidez não está a evoluir corretamente), manter-se estáveis ou aumentar sem chegar a duplicar o valor. Nesta última, podemos estar perante uma gravidez ectópica, ou seja, fora do útero.
A confirmação: ecografia
A confirmação da evolução da gravidez só é possível através da realização de uma ecografia, que só pode ser agendada quando o valor da betaHcg é superior a 1000 unidades. A ecografia realiza-se duas ou três semanas depois da primeira determinação da hormona, ou seja, após seis ou sete semanas desde a data da última menstruação, quando já possível visualizar o saco gestacional e o embrião com batimentos cardíacos.
O valor da beta Hcg aumenta numa gravidez anembrionária?
De acordo com a Dra. Clara Colomé “Apesar do valor da betaHcg nos mostrar indícios diferentes, tem sempre que existir confirmação de gravidez através de uma ecografia”. A partir daqui, entra-se numa nova fase do caminho da maternidade.